Friday, May 18, 2007

De onde voce e'?

Na regiao de Minneapolis/St. Paul tem muita imigracao e acredito que esse seja o padrao no pais. Dois grupos de imigracao grandes aqui sao os de pessoas provenientes da Africa, Etiopia e Eritreia, que sao catolicos ortodoxos e mulcumanos, respectivamente (mas na Etiopia os mulcumanos estaro crescendo muito) e o segundo grupo e' proveniente da Asia, sao chamandos de Hmong (que nunca havia escutado antes) a maioria refugiados do Laos. Os chineses, que estao dominando o mundo, estao em todos os lugares mas principalmente ligados a universidade, alem dos indianos. Nessa regiao aqui de Minnesota a imigracao de paises latinos (Mexico e America Central) nao e' muito significativa mas segundo as estatisticas esta' crescendo.
E' obvio que alem desses grupos existe toda uma diversidade de grupos menores de outros paises, incluindo ai o Brasil. Para voces terem uma ideias existem varias lojas que vendem produtos originarios de varios paises, nos frequentamos uma loja de produtos gregos (mediterraneos) e como nao poderia deixar de ser, a de produtos brasileiros. La' compramos o polvilho para fazer o pao de queijo e o catupiry para eu usar minha "criatividade" na cozinha!!! A loja e' meio longe de casa entao passamos poucas vezes por la', mas quando vamos conversamos muito com o casal de donos, que sao muito simpaticos e trocamos as nossas impressoes sobre a vida aqui. O que e' comum tambem sao restaurantes de comidas etnicas, experimentamos alguns mas...digamos que isso nao fez muito sucesso com a gente, alem do que alguns sao meio caros.
Com toda essa diversidade de origens as pessoas acabam nao se importando muito de onde voce e'. Mas com a gente e, em especial comigo, as pessoas nunca acertam de onde somos. Com o Luiz ja' falaram italiano, por causa do sobrenome dele, o Tomaz parece um gringo ja' que fala sem sotaque, e eu...varias pessoas ja' me perguntaram se eu era indiana. Eu realmente me convenci que passava bem por indiana quando um casal, de indianos, me perguntou de que parte da India eu era. Quando falei que era brasileira eles acharam interessante a semelhanca. O meu chefe, que e' indiano, disse que no norte da India as pessoas sao morenas como eu, ja' que no sul a populacao tem a pele mais escura. Quanto as aparencias sou indiana, e quanto ao sotaque? Essa e' a melhor parte, eles nao conseguem identificar o sotaque brasileiro e quando alguem pergunta, o que nao e' uma coisa muito comum, e digo que sou do Brasil vem sempre aquela frase "mucho gusto" e comeca a rolar um espanhol basico, da outra pessoa, e'obvio!!! Outra coisa comum e' falarem sobre o Rio de Janeiro, floresta amazonica e outras coisas que sao tipicas no nosso pais e fazem sucesso fora. O que e' legal de ver e' que o pessoal tem muita simpatia pelo Brasil.
Abaixo estou numa passarela na univerisdade de Minnesota com o centro de Minneapolis ao fundo. A foto seguinte e' o centro de Minneapolis com os skyways. Essas ligacoes entre os predios no centro sao muito usadas no inverno, quando as temperaturas estao baixas (aqui e' comum chegar a -25 graus e sensacao termica de -35 graus por causa do vento). No centro de St. Paul e aqui na universidade tambem ha' varios predios conectados.


PS: Ainda nao ganhei a bolsa....

No comments: