Wednesday, May 23, 2007

A resposta e' sempre sim.

O inicio em um novo lugar tras sempre grandes desafios. Um desses desafios que enfrentamos aqui foi entender a lingua de forma reciproca, o que significa entendermos eles e eles nos entenderem. Na universidade nao foi dificil pois as pessoas sabem que demanda um tempo ate' estarmos com o ouvido "calibrado" para entender e achar as palavras no tempo certo para dar as respostas!!! O mesmo nao acontece com outras pessoas que a gente tromba uma unica vez na vida, como por exemplo em lojas, supermercados, onibus e varias outras situacoes e que nao sabiam que estavamos naquele fase digamos assim....amaciando. As pessoas falam rapido e assim como nos que falamos portugues, truncamos, emendamos varias palavras em ingles tambem se usa esses artificios. O que sempre pareceu e' que todas as pessoas, de um modo geral, nos tratavam com muita educacao. Algumas (varias) vezes eles faziam perguntas que quando nao entendiamos (mesmo apos pedirmos que repetissem as pergunta) a solucao era dar um sorriso amarelo e dizer sim!! Ou seja, falamos varios "sim" sem entender muito bem a pergunta. Hoje brincamos que naquela epoca varias pessoas devem ter nos perguntado, "voce e' babaca?" e a nossa resposta era um sorridente sim.

Pois esse tempo vai longe e hoje entendemos quase tudo. Existem algumas pessoas que falam e e' dificil entender mas e' mais questao do sotaque, se usa muita giria e algumas e' o jeito de falar. Enfim parece superada essa barreira. Bem, parece...mas nao e' bem assim. Ontem decidi cortar o cabelo e fui num salao perto da universidade, aqui nao existe fidelidade cada vez vou num lugar diferente na esperanca que fique bom. Ok, magica nao existe e o cabelo nao colabora muito, isto e', aquilo que chamo de cabelo pois esta' tao ralo que daqui uns dias vou apelar para a peruca. A cabelereira perguntou como eu queria, mostrei o comprimento e expliquei mais ou menos o que dava. Para encurtar a historia, ela nao me entendia eu nao a entendia, acabei falando um montao de sim e agora estou com cabelo muito curto!!! Muito mais do que queria, assim, ca' estou eu com um cabelo que nao da' nem pra fazer um rabinho, mas como o verao esta' chegando e cresce rapido, como diria o meu pai "esta' bom demais!!" O lado bom disso e' que ecomizo dinheiro pois ate' chegar no ponto de cortar outra vez devo estar de volta ao Brasil!!!
Como estamos naquele clima de preparacao para as ferias desse verao de 2007, estou relembrando aquelas passadas. Abaixo estao mais fotos de Washington (verao 2005) e no proximo post irei colocar as ferias do ano passado. Abaixo Museu de historia natural e o Aquivo nacional.

Aqui estavamos em frente a casa branca. O que nao da' para perceber que nesse dia eu estava tao cansada e com os pes doendo que resolvi sair de chinelo. O Luiz reclamou um monte, como eu ia sair de chinelo, um absurdo!!! Na foto debaixo estamos no Memorial ao mortos no Vietna. E' uma parede de granito preto gravado o nome de todos os soldados que moreram la'. E' um clima meio forte e da' um no na garganta.

Aqui estamos no memorial Roosevelt, olhe o chinelao que estava ligeiramente mordido pelo nosso cachorrinho (Mailo) que ficou no Brasil. E na outra foto o memorial Iwo Jima, que nos ficavamos brincando que era o "deixa que eu seguro". Enfim nao faltaram oportunidades para muita diversao. Que venham as proximas ferias.

No comments: