Saturday, June 2, 2007

Antes que eu esqueca (parte 1)

Existem coisas na vida que gostariamos que fossem eternas e outra nem tanto...aqui vai o relato de uma aventura que eu realmente gostaria de esquecer!!! Essa aventura foi um trabalho de campo, um cruzeiro num navio oceanografico no Hawaii. Ok, todos devem estar pensando que eu sou chata (lembrem-se o chato e' o Luiz) afinal qualquer coisa que se faca no Hawaii deve ser muito legal. Nao posso dizer que foi tudo pessimo, isso tambem seria exagero, mas se me perguntarem se gostaria de ir outra vez, como esta' acontecendo agora, teria que ser honesta e dizer nao, eu nao quero repetir a dose.

Entao vamos a historia quase completa. Fui convidada para participar de uma expedicao oceanografica para coletar amostras de oxidos de ferro que se acumulam em alguns locais no fundo oceanico devido a saida de agua quente de vulcoes submarinos. No caso o vulcao que estava sendo estudado e' o Loihi, que sera' a proxima ilha a ser formada na Hawaii devido a atividade vulcanica submarina no local. Para se ter melhor uma ideia esses locais que expelem essa agua quente sao mais ou menos comparados com um Yellowstone submarino. A temperatura normal da agua a profundidades onde estavam essas saidas termais e' em torno de 4 graus mas a temperatura da agua que saia dos locais que eu fui coletar amostras e' em torno de 50 graus. Existem outros lugares em que a temperatura da agua e' muito maior, mas o importante e' que essas variacoes de temperatura geram condicoes ideais para o desenvolvimento de vida e, para minha alegria, oxidos de ferro com caracteristicas muito interessantes para serem estudadas. Assim, nesse grupo haviam pessoas com os mais diferentes tipos de formacao, sendo que a maior parte delas estavam interessadas em estudar bacterias que se acumulam nessas saidas de agua quente e eu queria estudar os oxidos de ferro que essas bacterias produzem!!!

Sai de Minneapolis em direcao a Honolulu, no Hawaii, sem saber muito bem o que esperar, nunca tinha participado de uma coisa dessas, nao tinha muita informacao e mais, nao conhecia ninguem que estaria no navio. Tinha combinado, por e-mail, com um dos integrantes do cruzeiro de nos encontrarmos no aeroporto de Honolulu, ja' que estariamos chegando quase do mesmo horario vindo de lugares diferentes aqui no EUA. Vi uma foto dele na internet e no aeroporto procurava por alguem como o da foto, essa parte foi facil!!! Dali fomos para o porto embarcar no navio, a minha primeira impressao foi que seria uma coisa muito legal, mas eu nao sabia o que me esperava....Fiz o procedimentos burocraticos para embarcar, descobri onde iria dormir mas como nao conhecia ninguem e todo mundo trabalhando sem parar colocando as coisas em ordem fiquei sem muito o que fazer. Navio pronto para zarpar, pensei agora a coisa vai ficar mais interessante, o navio foi ate' Pearl harbor para abastecer, vi de longe o USS Missouri, navio da segunda guerra que nao afundou como o USS Arizona com o ataque japones na segunda guerra. Tudo parecia magico, nesse momento ja' estava tambem mais enturmada ate' que chegou a noite e o navio pegou alto mar, estava dormindo quando acordei mal, muito mal. Suava frio, vomitava e tudo mais que poderia acontecer e nao encontrava uma viva alma que pudesse me socorrer. Passei muito tempo nesse sufoco ate' que depois de muitas horas encontrei alguem que poderia me dar algum remedio, so me lembro que tremia de fraqueza. Foram 20 dias dentro do navio e durante todo esse tempo tomando remedio. Agora da' para entender porque eu quero esquecer esse momentos? Amanha continuo com mais detalhes da aventura no Hawaii e conto a parte que nao foi ruim!!!

Abaixo o Melville, o navio oceanografico da Universidade da California onde aconteceu o cruzeiro. E' um navio mais velho, dos anos 60 mas que foi reformado depois de um incendio, da' para imaginar que nao era um hotel cinco estrelas!!! Na foto abaixo uma vista de um dos quartos do navio, eu fiquei na cama de cima e passava a noite batendo os bracos no teto. Outra coisa que me incomodava muuuiito era o barulho, eu sonhava com um lugar silencioso.

Aqui o USS Arizona ancorado em Pearl Harbor, o navio fica aberto para visitas.

1 comment:

Unknown said...

Oi Thelma!
Estou acompanhando suas aventuras, esta sendo muito bom, mas so' de pensar no mal estar do navio...
Até a proxima!
Beijos,
Lu.