Tuesday, November 27, 2007

Apenas um friozinho...

Essa semana já está bem fria e de agora em diante iremos conviver com as temperaturas negativas em graus centigrados. O problema é quando as temperaturas chegam a valores negativos na escala fahrenheint, é frio pra ninguém reclamar!!! Mas quando as duas escalas se encontram a coisa fica feia, isso acontece quando as temperaturas atingem -40 graus. Minha experiência no Brasil sempre foi com clima quente (o Luiz que é do RS sabia alguma coisa sobre frio!!) e a primeira vez que pegamos friozão foi na nossa temporada de cinco meses na Escócia em 2001/2002. Lá sentimos frio de verdade e enquanto estavamos no bed & beakfeast, até alugarmos um apartamento para morar, nao tinhamos como gelar bebidas. Não deu outra, o Luiz colocou as cervejas e os refrigenrantes do lado de fora da janela do quarto e tempo depois tinhamos bebida gelada!!! Já aqui na Twin Cities, uma vez esquecemos umas garafas de água mineral no porta-malas do carro e quando lembramos de pegar estava tudo congelado.
Porém, nada supera a inacreditável (e cômica) experiência que tivemos no nosso primeiro inverno aqui. Num dia de janeiro de 2004 eu cheguei em casa um pouco mais cedo e fui com o Luiz pegar o Tomaz na escola que eram uns seis quarteirões de casa (o ônibus escolar não pega as crianças nessa distância). Nessa época não tinhamos carro e a pé demoravamos uns 15 minutos até a escola. Antes de sairmos o Luiz disse que iria pegar um chocolate para ir comendo no caminho pois estava com um pouco de fome. E assim fez. Quando estavamos na metade do caminho ele me disse que o chocolate estava duro e difícil de comer, até que ele percebeu que na verdade o chocolate havia congelado!!! Sim, as temperaturas estavam em torno de -25 graus centigrados e como ele é um rapaz educado e foi comendo devagar a parte que nao estava em contato com o calor da mão congelou, resultado, ele teve que jogar o pedaço de chocolate que sobrou no lixo e ainda acabou não matando a fome!!!!

Ficar fazendo a conversão de uma escala pra outra é muito chato. Nossa vivência é com a escala em celsius, ou seja, é sempre difícil quantificar o quão frio ou quente está o dia. Para completar no trabalho uso uma terceira escala de temperatura, a escala kelvin, que uso somente em selecionadas temperaturas e não é necessário conversões pois nos trabalhos técnicos é unanimidade. So para comparação hoje estou coletando dados a temperaturas equivalentes a -271 oC que é próximo do zero absoluto!!!

No comments: