Tuesday, June 5, 2007

Pequenas brincadeiras

Chifre e' uma coisa que na nossa cultura latina e' associada com traicao. No passado nos mulheres tinhamos um papel mais submisso e engoliamos traicao pelos homens que por sua vez achavam que isso era coisa normal. Obvio que como mulher nao concordo com esse pratica e acho que respeito e' devido por ambas as partes. Mas em outras culturas tambem se coloca chifre? Aqui chifre nao tem essa conotacao negativa e nao esta' ligada a traicao. Os chifres no machos sao usados para impressionar a femea, ou seja quanto maior, melhor. Descobri que existem os chifres que sao permanentes (em ingles horn) mas existem tambem alguns animais que possuem chifres temporarios (em ingles antler). Eu nao conheco uma palavra especifica em portugues para esses chifres temporarios, ja' que eu nao sabia que existia essa caracteristica, mas se alguem souber me avise. Ha' algum tempo atras fomos a um pequeno museu de historia natural da Universidade de Minnesota e la' encontramos uma grande variedade de chifres. O que era curioso e' que a maioria das pessoas passavam pelos chifres tocavam, colocava na cabeca, fazia uma gracinha, eu de longe so observando o que estava acontecendo. Chegou a minha vez de ter contato com os chifres e vi que naquela area do museu, alem da variedade de chifres (temporarios e permanentes) tinham cartazes incentivando as pessoas a colocarem os ditos proximos a cabeca e ver que tal lhe parecia num espelho. Colocar algums dos chifres na cabeca era tarefa dificil pois eram realmente pesados. Embora toda a nossa cultura latina associada a chifres e traicao nao me intimidei e dei a minha experimentada com chifre. Para o Tomaz isso era uma grande brincadeira, ainda bem que ele nao sabe dessa grande bobagem. O Luiz, machao de primeira categoria e impregnado com a ideia de chifre e traicao, se limitou a das uma olhadinha superficial e logico se esbaldou com as poses em que estavamos com chifres!!!


Outra coisa que me chamou atencao foi a time de futebol americano do estado daqui, que se chama Minnesota Vikings. Com esse nome o que nao poderia faltar? obvio que chifres!! Os fans vao para o estadio com chapeus com chifres e em dia de jogos e' possivel ver muitos cornudos. Como para eles nao tem nenhum significado adicional, tudo bem estar de chifres. Abaixo o simbolo dos Vikings!!!

Na foto abaixo eu e o Tomaz no museu de historia natural experimentando chifres!! Na outra foto estavamos numa parada em que um grupo de homens conhecido por Vulcans se vestem com essas fantasias e saem fazendo a maior farra com os pessoas. Nesse dia eu fui eleita pelo Sr. Vulcan e ganhei a marca registrada deles, um V, na bochecha. A tinha era preta e dificil de tirar, tive que ficar o resto do dia com aquilo no rosto.

No comments: