Tuesday, July 3, 2007

Aulas de portugues, urgente!!!

Desde que iniciei esse blog sabia que teria dificuldades em conseguir postar de forma a me expressar num portugues claro e correto. Assim, vou levando este meu "querido diario" com os textos sem acentos (nao sei como configurar o meu teclado!!!), virgulas devem aparecer em lugares errados, concordancias nominal e verbal devem ter ido parar no espaco, mas vamos la', nao vai ser por isso que irei desistir de postar. Ainda assim dou muito valor e tento, dentro da minhas limitacoes, escrever sem muita firula o que estou pensando. O fato de estar tendo que me esforcar para falar principalmente ingles, ou alguma coisa parecida com essa lingua, e tendo muito pouco contato com o portugues, ou seja, lendo poucos textos na minha lingua mae, da' uma decaida no numero que palavras que uso. O engracado e' que em casa, em algumas frases usamos palavras, ou expressoes fazendo meio uma mistura entre as duas linguas, portugues e ingles. As pessoas aqui perguntam que lingua usamos em casa, e' logico que e' o portugues, e' mais natural pra gente, alem do que, o Tomaz continua tendo contato, pelo menos falado, com as origens dele. As vezes nao conseguimos lembrar de determinadas palavras em portugues, e ficamos tentando lembrar de sinonimos. Sei que assim que ao botar meu pe' no Brasil terei uma semana de adaptacao e em seguida estarei novamente pronta para falar a nossa lingua portuguesa!!!
Mas nao sei bem como ira' acontecer com o Tomaz. Ele se expressa muito bem em ingles, faz brincadeiras, sabe girias e da' um baile em mim. Ele veio pra ca' quando tinha acabado de completar nove anos, ou seja, ele e' alfabetizado em portugues mas as vezes tem dificuldades de se expressar na lingua materna. As vezes ele usa verbos conjugados de forma incorrenta e outras vezes, quando nao sabe a palavra, usa a criatividade. No domingo, fim da tarde, fomos dar um passeio em Minneapolis onde tem varios lagos, tomamos sorvete, demos uma andada na margens de um deles e fomos tambem num jardim (Rose Garden) que tem uma enorme variedade de rosas, e' um lugar muito bonito e que merece algumas fotos. E assim ficamos brincando, tirando fotos das rosas ou fotos nossas. O Luiz estava com a camera e tinha acabado de tirar uma foto do Tomaz, um close do rosto dele, quando ele me saiu com esta' perola "Pai, me empresta a camera que quero tirar um portrato seu." Primeiro corrigimos e depois demos risadas. Ele misturou as duas palavras portrait e retrato, que tem o mesmo significado, mas em linguas diferentes!!! E assim tem sido, sempre uma grande diversao, errar e aprender...as vezes inventando novas palavras, mas desistir de expressar jamais.
Abaixo duas fotos do lake Harriet, em Minneapolis.


Aqui o Rose garden e os varios canteiros de rosas.

Abaixo o portrato do meu molequinho!!!

No comments: