Friday, July 6, 2007

Sobre o almoco

No Brasil a hora do almoco e' meio sagrada, almocamos com os amigos nos dias de semana quando estamos trabalhando e no fim de semana com a familia. Pelo menos sempre aconteceu comigo de irmos varios amigos juntos para almocar nos restaurantes a quilo. Um chamava o outro e quem podia estava sempre pronto para um tempinho de diversao, jogar conversa fora e brincadeiras. Nao era so almocar mas tambem um momento de descontarir e desligar daquilo que estavamos fazendo.
Entao chegamos aqui, e tivemos que nos adequar a novos habitos. O primeiro deles e' que ninguem chama o colega para almocar fora, e o outro e' que que raras sao as vezes que se almoca fora!!! Num primeiro momento fiquei muito saudosa daquelas horas agradaveis que passava com os amigos, mas depois acostumei e fui vendo melhor como a coisa funcionava, porem ate' hoje acho muito ruim o ritual da hora do almoco aqui. Posso falar especificamente desse grupo de pessoas com as quais estou trabalhando mas nao acredito que eles sejam excecao, obvio que devem sempre ter variacoes da experiencia que tenho. Por exemplo, no departamento de fisica que o Luiz trabalha os professores vao com alguma frequencia almocar juntos no restaurante do college e as vezes o Luiz vai junto. Aqui almoca-se fora todos juntos quando tem-se alguma coisa para comemorar. Assim, o usual e' cada um trazer o seu almoco. No inicio eu sempre trazia sanduiche, atualmente trago sempre que o Luiz nao come muito (!!!) uma marmita que e' a versao reduzida do jantar do dia anterior. Falo que e' versao reduzida pois nem sempre trago salada. Outro que tem colaborado para que eu nao tenha marmita e' o Tomaz que esta' comecando aquela fase de comer muito, as vezes eu nao entendo como cabe tanta comida naquela barriguinha. O moleque nunca foi muito comilao, obvio que aquilo que ele gosta as vezes exagera e tambem nunca foi gordo, sempre manteve as proporcoes. Agora que esta' crescendo rapido, perdendo roupas e sapatos todo semestre, esta' dando um baita prejuizo tambem na comida. Nessa fase a ideia e' aumentar a quantidade de arroz com feijao, mas o rapazinho nao gosta dessa mistura!!!
Assim, quando e' epoca de aulas o Tomaz almoca na escola, e eu o Luiz ficamos no sanduiche ou uma marmitinha pra mim. As vezes, quando ninguem quer cozinhar temos pizza no jantar (aqui sao exageradas no molho de tomate). Se sobra pizza trago do mesmo jeito!! Algumas poucas vezes uma colega vem almocar comigo na minha sala, aquela que ja' comentei num post anterior que tem uma girlfriend. Numa dessas vezes que ela estava aqui eu tinha pizza e estava comendo com garfo e faca, como e' comum pra gente no Brasil. Depois de terminado o meu almoco ela comentou que nao entendia porque eu usava talheres, afinal, pizza se come segurando com as maos!!! Eu bem que tentei comer sem os talheres mas realmente nao deu... Outro dia saimos e fomos num restaurante comer pizza (estava muito boa por sinal!!) quando vi, o Tomaz estava comendo segurando com as maos, ai pensei, "na escola ele deve fazer desse jeito, como todos os colegas" e foi natural para ele levar as maos e fazer o servico!!! Gente precisamos voltar para o Brasil urgente, daqui uns dias ao inves de me chamar de mae o moleque vai usar mom!!! Ja' nao gosta de arroz com feijao e come pizza usando as maos...bem, o meu consolo e' que ele nao gosta de McDonalds!!!

No comments: