Friday, July 20, 2007

Harry Potter mania

Amanha sera' o lancamento do setimo e ultimo livro do Harry Potter e existe toda uma movimentacao e preparacao para esse livro. As livrarias fazem eventos especiais e ficam abertas ate' depois de meia-noite somente para que os leitores possam ter os seus livros nos primeiros minutos do dia de lancamento. Eu sinceramente acho tudo isso um exagero. Eu tenho em casa um pre-adolescente que tambem adora Harry Potter, (acho!!) nao chega ao cumulo de querer ir a livraria de madrugada mas, esta' ancioso a espera da sua copia que devera chegar amanha. Sim, tambem somos mais uma familia que fez a pre-ordem do livro na loja Amazon.com, ou seja estamos entre aquelas um milhao e trezentas mil pessoas que gostariam de receber o livro no primeiro dia de lancamento!!! Esses numeros realmente me impressionam mas febre de alguma coisa e' sempre assim.

Antes de sair do Brasil o Tomaz estava comecando a desenvolver o gosto pela leitura. O escola que ele estudava escolhia sempre bons titulos, alguns inclusive que eu ou o Luiz ja' conheciamos ou tambem haviamos lido. Chegando aqui nao tinhamos mais livros em portugues e ele comecou a aprender o ingles. Os livros nao podiam ser muito densos, ele tinha dificuldade e perdia o interesse. Ate' que no natal de 2004 perguntamos a ele que tal ler o primeiro livro do Harry Potter, ele havia assistido ao filme e tinha se identificado com o personagem, afinal tinham quase a mesma idade. Ele aceitou sem muito entusiasmo pois era um livro meio grosso etc e tals. O livro chegou mas ele deu preferencia para ler outra coisas que pareciam mais interessantes e por ultimo comecou a ler o primeiro livro do Harry Potter. A partir dai ele nunca mais parou de ler!!! Foi uma loucura, quando terminou o primeiro volume ele queria o segundo, depois o terceiro ate' que terminou todos os cinco volumes que estavam disponiveis na epoca, que era inicio de 2005. Eu acabei entrando na onda e tambem fui ler e saber o por que daquela loucura em torno desse menino feiticeiro. O meu horario de ler e' antes de ir dormir, em algumas partes eu nao conseguia parar e quando via ja' ia tarde da noite e ainda estava la' querendo saber o que iria acontecer com o Harry. Li os cinco primeiro volumes e dai comecei a me deliciar com os romances agua com acucar da Jane Austen, Henry James .

Em julho de 2005, estavamos de ferias em Washington D.C. e tinha acabado de ter o lancamento do Harry Potter volume seis, o moleque passava nas livrarias e ficava babando pelo livro, nos combinamos com ele que comprariamos assim que voltassemos para as Twin Cities. Achavamos que se comprassemos la' ele nao iria aproveitar as ferias pois iria querer ler mas, na verdade ele tinha era medo que chegar aqui e nao encontrar mais o livro para comprar. Garantimos a ele que isso nao iria acontecer, ele relaxou e na volta cumprimos o prometido. Alem dos livros, assistimos tambem a todos os filmes, ou seja, nao e' somente o Tomaz que conhece o Harry Potter eu tambem estou la' marcando presenca e me diverti bastante, mais lendo os livros. Mas qual a magica desses livros? Bem eu nao sei a resposta mas, com o meu filho o grande beneficio foi retomar o gosto pela leitura. A partir dai ele leu e releu varias vezes os seis livros e comecamos a oferecer a ele outra opcoes, desde classicos como Julio Verne, Arthur Conan Doyle, Mark Twain ate' Agatha Christie, H.G. Wells e Isaac Asimov. Ele leu ainda varios outros livros de fantasia, alem dos famosos livros do Senhor dos aneis e todos os volumes das Cronicas de Narnia. Com tudo isso o vocabulario dele aumentou enormemente, e comecou a ir melhor nas aulas de ingles, as vezes temos que pedir a ele para parar a leitura um pouco e ficar com a gente. Assim, depois de toda essa revolucao que aconteceu na minha casa o que eu posso dizer e' : muito obrigada Harry Potter!!!

No comments: