Friday, August 10, 2007

Advertencias!!!

Aqui nos "Istates" existe sempre uma grande preocupacao em que tudo seja bem explicado e entendido pelo usuario quanto ao uso de diversos produtos. As vezes chega a incomodar aquela extrema boa vontade deles de deixar todas as informacoes pra la' de claras. Um exemplo que me aconteceu ontem e' relacionado a remedios. O sistema de farmacias e compra de remedios e' um pouco diferente do Brasil, coisas que nao dependem de receita medica voce encontra na prateleira do supermercado mas outros remedios, que no Brasil compramos sem receita embora nao devessemos, aqui e' impossivel. Ontem eu fui ao medico que me receitou um antibiotico e me disse que era para tomar quatro comprimidos por dia mas depois que sai do consultorio lembrei que nao tinha perguntado por quantos dias eu deveria usar o tal antibiotico. Durante a consulta a medica enviou a prescricao do medicamento para o outro lado da cidade, porem, perto de onde moro para que eu pudesse ir a essa farmacia que escolhi e simplesmente pegar o meu frasquinho com os comprimidos. Ao chegar na farmacia dei o sobrenome e o frasquinho amarelo com o rotulo onde tinha todas as informacoes necessarias para identificar que aquela era a minha prescricao foi trazido em questao de segundos. Entao eu perguntei para a pessoa que estava me atendendo se estava especificado por quantos dias eu deveria usar a medicacao. Ela me respondeu que seria por 10 dias, ou seja tinham 40 comprimidos no frasco. Paguei e ja' estava indo embora quando ela me disse que eu deveria conversar com o farmaceutico para que ele me explicasse como usar o remedio. Entao respondi que eu nao tinha duvidas iria tomar a cada 6 horas um comprimido por 10 dias, simples assim. A farmaceutica nao estava disponivel naquele momento pois estava atendendo outro cliente, a atendente nao queria me deixar ir embora, ate' que eu insisti e disse a ela que nao precisaria de outras explicacoes, eu sabia como proceder!!!Fui embora e deixei a antendente preocupada comigo...Numa outra vez que fui pegar remedio na farmacia quem me atendeu foi o farmaceutico e ele quis me explicar como tomar o remedio que tomo ha' anos, um comprimido por dia!!! Sera' que esse excesso de informacao e' somente supondo que as pessoas nao tem capacidade de raciocinio?
O que poderiamos concluir e' que se e' necessario todo esse cuidado e excesso de informacao e' porque tem gente que precisa dela. Porem, todo esse zelo com o usuario final e' na verdade somente uma estrategia de protecao das empresas para evitar processos judiciais em caso de alguma coisa errada acontecer durante o uso do produto. A "industria" de processos aqui e' gigantesca (e os advogados sao ricos!!), assim, nas instrucoes de usos dos produtos sempre tem uma lista de advertencias, cada uma mais esdruxula que a outra, com coisas tao improvaveis de acontecer que e' realmente estranho pensar que poderia ser para o beneficio de todos. Porem, nao deixamos de rir de algumas advertencias sobre como usar certos produtos. Por exemplo, nos carrinhos de bebe existe uma enorme advertencia para retirar a crianca dele antes de fecha-lo. Sera' que realmente existem pais que tentam fechar o carrinho sem lembrar que e' necessario retirar o bebe antes? Ontem compramos umas caixas plasticas grandes para colocar nossas roupas e preparar a mudanca para uma outra casa (depois essas caixas tambem servirao para o nossa mudanca para o Brasil) e na tampa tinha uma advertencia para nao colocar crianca dentro delas e entao fecha-las. Sera' que alguem faz isso?

Abaixo o selo que estava grudado na tampa da caixa. Vale lembrar que na tampa da caixa plastica esta' gravado tambem, em alto relevo, a informacao acima, nao colocar criancas e fechar a caixa!!!

No comments: